Igreja do Rosário celebra Casamento Comunitário no Dia da Sagrada Família

boldas-de-caná.jpg

A Igreja Nossa Senhora do Rosário celebrou de maneira especial o Dia da Sagrada Família, comemorado em 27 de dezembro de 2015, primeiro domingo após o Natal. A Igreja do Rosário acolheu 16 casais numa cerimônia de casamento comunitário celebrado pelo Frei Jean e organizado pela Pastoral Familiar.

Os casais José Arilson e Cristiane; Marcelino e Rosilene; Dilson e Girleide; Genildo e Maria do Socorro; Rivaldo e Edneuza; José Oliveira e Ana Cláudia; Ricardo e Creusa; Charles e Ana Larissa; Rodrigo e Kalena; Francisco e Silvani; Jaime e Jackeline; José Gomes e Maria Jeiza; Otecar e Josenilda; Edinaldo e Maria Letícia; Lamari e Leandra; Antônio e Susyney, até então casados apenas no Civil, após anos de convivência e nascimentos de filhos e em alguns casos, de netos, decidiram pelo Sacramento do Matrimônio.

O Frei Jean externou a alegria da Igreja e de toda a comunidade pela escolha e decisão dos casais. “Eles já viviam juntos há bastante tempo, eram casados no Civil e resolveram então tornar o compromisso e amor deles sacramento, então estamos muito felizes pela decisão desses casais”, disse.

Frei Jean explica que o casamento comunitário é um momento de evangelização. Toda a preparação dos casais objetiva que eles possam assumir como família a identidade cristã, viver os valores do próprio Evangelho “e a partir do sacramento do matrimônio se comprometerem com a própria igreja e com o seguimento à pessoa de Jesus. Acredito que a gente tenha colocado no coração desses casais a importância de serem família de Deus, a serviço de Deus para felicidade da humanidade e felicidade deles mesmos”, afirmou Frei Jean.

Os casais da Pastoral Familiar, sob a coordenação do casal André e Joana D’Arc, foram responsáveis pelo convite aos 16 casais e toda a preparação espiritual para o casamento comunitário. “Através do censo comunitário que o Frei Jean instituiu no mês de abril a gente tomou conhecimento em torno de 100 casais que não tinham matrimônio e que tinham o desejo. Então começamos fazer visitas às famílias e após quatro encontros coletivos e reuniões individuais, hoje acontece o grande dia da sagrada família. Que e Jesus, Maria e José sejam modelo para essas famílias que receberam o Sacramento”, declarou Joana D’Arc.

Charles e Ana Larissa, a exemplo dos demais casais, demonstraram a felicidade e agradeceram o acolhimento que estão tendo da Igreja do Rosário. “Faltava alguma coisa no casamento da gente, que era o reconhecimento junto à comunidade católica e principalmente diante do Senhor”, afirmou Charles. “Muito feliz e agradecida à Pastoral da Família e à Igreja do Rosário por proporcionar esta celebração muito importante para nossa vida”, destacou Ana Larissa. O casal tem dois filhos, Ian e Ícaro, de 12 e 5 anos de idade.

Casados há 40 anos, Edinaldo e Maria Letícia, ele com 74 anos de idade, renovaram o amor ao aceitarem o matrimônio. “Resolvemos aceitar com fé, amor e carinho, botar de novo as alianças no dedo, porque é muito importante um casal com Deus”, revelou o senhor Edinaldo.

A igreja quase que lotou com filhos, netos, demais familiares e amigos dos 16 casais. O Ministério de Música “Adoremos” contribuiu com a beleza da celebração.

Na Homilia Frei Jean falou em especial aos 16 casais de noivos para que refletissem sobre cinco temas de agora em diante em suas vidas: amor, diálogo, fidelidade, oração e felicidade.

O convite aos casais foi feito no mês de agosto através da Pastoral Familiar, tendo à frente o casal coordenador André e Joana. Ao final da cerimônia religiosa os casais e familiares foram recepcionados no Salão Paroquial.

A TV Cabo Branco fez reportagem do casamento comunitário e exibiu no Bom Dia Paraíba da segunda-feira (28). Na celebração Frei Jean anunciou que em 12 de junho de 2016, Dia dos Namorados, quer celebrar um novo casamento comunitário, desta vez, se possível, com 40 casais.