EJC: Paróquia acolhe 70 jovens

EJC-ROSÁRIO.jpg

A Igreja do Rosário realizou nos dias 15, 16 e 17 de janeiro deste ano o 7º EJC – Encontro de Jovens com Cristo. Mais de 200 jovens trabalharam no encontro para 70 encontristas convidados. O EJC aconteceu na própria Paróquia do Rosário. Na fase atual foi o 7º EJC mas no passado a Igreja realizou muitos outros encontros. Na noite do domingo (17), a missa que celebrou o encerramento do EJC emocionou muita gente, encontristas, encontreiros e familiares.

Yago de Souza Pereira, um dos sete coordenadores, assim avalia o EJC “quando você faz o EJC você tem uma experiência de retornar à Igreja ou estar na Igreja e conhecer coisas novas. Trabalhar para esses jovens é muito gratificante, é como se você renovasse aquele sim que você deu na primeira vez”, declarou.

O Frei Jean foi o diretor espiritual do 7º EJC. Na missa de encerramento do EJC ele destacou a importância que tem o encontro na vida dos jovens e convidou para o engajamento em algum grupo da igreja e participar da missão evangelizadora.

Na opinião de Wyllck Jadson Paulo da Silva, outro coordenador, “a missão do EJC tem sido bastante especial para mim porque está me motivando muito poder fazer parte desse projeto que primeiramente faz parte dos planos de Deus. Eu fico feliz em poder no EJC, assim como na Crisma, porque sou catequista, me sentir instrumento de Deus”, declarou.

Luciana Domingos fez o EJC em 2015 ano e vivenciou uma nova experiência ao trabalhar no último encontro. “Eu acredito que o Encontro de Jovens com Cristo modifica muitas vidas. Tem um porquê e um para quê, que cada um vivencia. Para mim o EJC mudou minha perspectiva de vida, porque eu vivenciei e aprendi novas coisas e acredito que trabalhar é isso também, fazer com que jovens vivencie o que eu tive, o encontro com Jesus, só que vivenciando de formas e emoções diferentes”, avalia.

Para Camila Patrícia, que fez o EJC em 2014, e trabalhou no encontro , “a vivência do EJC é inexplicável, participar da formação para se doar para aquele jovem que muitas vezes a agente não conhece… Então acredito que para quem trabalha o EJC veio também para você ter um encontro interno com Cristo, que capacita você para a missão”.  Camila revela que sua família está feliz com seu engajamento na Igreja na missão evangelizadora.

Histórico do EJC

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC) que surgiu em 1970 em São Paulo sob influência do padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro “Encontro de Casais com Cristo” pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC). Atualmente o EJC se encontra presente nos programas oficiais das mais diversas denominações cristãs, com destaque aos EJC’s.

O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idades entre 17 e 30 anos, assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. É atualmente um dos principais movimentos jovens nas igreja cristãs no Brasil. Aqueles que já participaram do EJC são chamados “encontreiros”, e os que estão participando pela primeira vez são chamados de “encontristas”.