Imagem peregrina de Aparecida chega a nossa Paróquia em julho

aparecida-Cópia-2.jpg

No período de 2 de julho a 6 de agosto a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida será visitada nas Paróquias da Região Centro, incluindo a Igreja do Rosário. De acordo com a Arquidiocese da Paraíba a peregrinação acontecerá nesse período nas igrejas dos bairros 13 de Maio, Centro, Jaguaribe, Mandacaru, Pedro Gondim, Roger, Tambauzinho, Tambiá, Torre e Varadouro.

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, junto com o Clero da Arquidiocese da Paraíba, recebeu a imagem no último dia 3 de março, às 9h, durante Missa na Basílica de Aparecida, em São Paulo. O Clero da Arquidiocese da Paraíba estava reunido em Retiro de 29 de fevereiro a 4 de março em Aparecida, com o Tema: “Ano da Misericórdia: Espiritualidade do Padre Diocesano”. O pregador foi o Bispo da Diocese de Goiás (GO), Dom Eugênio Rixen.

Qual o motivo da peregrinação?

Em 2017 faz 300 anos que a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Para comemorar a data, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé. Na programação: destaque para o envio de imagens peregrinas da Santa às Arquidioceses e Dioceses brasileiras. São imagens idênticas à original da Padroeira do Brasil. Durante a peregrinação, estão sendo colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

A imagem vai peregrinar pelas Paróquias das 9 Regiões da Arquidiocese da Paraíba e a programação começou no domingo, dia 6 de março. A peregrinação tem como objetivo levar a todos o ardor missionário de Maria e preparar os devotos de Nossa Senhora para a celebração do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul.

Calendário:

De 12 de março a 1º de maio a imagem vai peregrinar pelas Paróquias da Arquidiocese da Paraíba que compõem a Região Vale do Mamanguape (a Região integra as cidades de Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto). Depois segue calendário pelas outras Regiões:

01/05 a 02/07: Região Várzea

Paróquias localizadas no Centro, Marcos Moura, Nossa Senhora do Livramento, Tibiri I, Tibiri II e Várzea Nova, em Santa Rita. E nas cidades de Cruz do Espírito Santo, Lucena, Riachão do Poço e Sapé.

02/07 a 03/09: Região Agreste

Paróquias das cidades de Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.

03/09 a 05/11: Região Conjuntos

Bairros de João Pessoa com Paróquias: Cidade Verde, Colinas do Sul, Costa e Silva, Funcionários II, Funcionários IV, Geisel, José Américo, Mangabeira I, Mangabeira VII e Valentina Figueiredo.

05/11/16 a 07/01/17: Região Urbana Sul

Bairro Imaculada, Centro, Conj. Mário Andreazza, Jardim Aeroporto e Sesi, em Bayeux. E Alto do Mateus, Cristo, Cruz das Armas, Jardim Planalto, Jardim Veneza e Rangel, em João Pessoa.

07/01 a 04/03: Região Litoral

Cidades: Alhandra, Caaporã, Conde e Taquara.

04/03 a 06/05: Região Praia Sul

Bairros de João Pessoa com Paróquias: Altiplano Cabo Branco, Anatólia, Bancários, Cabo Branco, Castelo Branco II, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo – Água Fria, Miramar, Penha, Tambaú e Tambauzinho.

07/05 a 01/07: Região Praia Norte

Camboinha I, Centro, Conjunto do Renascer, Intermares e Recanto do Poço, em Cabedelo. E Aeroclube, Bessa, Brisamar, Jardim Oceania, Manaíra e São José, em João Pessoa.

02/07 a 06/08: Região Centro

Bairros de João Pessoa com Paróquias: 13 de Maio, Centro, Jaguaribe (Igreja do Rosário), Mandacaru, Pedro Gondim, Roger, Tambauzinho, Tambiá, Torre e Varadouro.

Arquidiocese da Paraíba

foto: www.grupomarista.org.br