O papel da Pastoral Familiar na missão evangelizadora

missa.jpg

A Pastoral Familiar (PASFAM), a exemplo da Pastoral da Comunicação (PASCOM), foi implantada na Igreja do Rosário em 2015 por iniciativa do Frei Jean. Com a participação de oito casais coordenadores a Pastoral Familiar tem na coordenação geral o casal André José e Joana D’Arc.

De acordo com Joana D’Arc a pastoral foi apresentada à comunidade pelo pároco Frei Jean e atua nos setores pré-matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais. “A Pastoral Familiar é totalmente inclusiva, nós abraçamos todos, porque tudo nasce do seio familiar”, revela, Joana D’Arc.

Participar da pastoral é um grande presente de Deus para o casal. “Eu vejo a Pastoral Familiar realmente como um grande presente de Deus não só para as nossas vidas mas para a vida da nossa paróquia. A partir das nossas vidas a gente pode alcançar outras famílias. Dentro de uma paróquia a Pastoral Familiar é o eixo que segura as demais pastorais porque tudo nasce da família”, destaca.

Na opinião de Joana D’Arc o Frei Jean trouxe um sopro novo com seu modo de gerir espiritualmente a Igreja do Rosário. “É um sopro novo do Espírito Santo. Se fez necessário chegar em nossa paróquia uma Pastoral Familiar, uma Pastoral da Comunicação, precisamos nos conhecer melhor dentro da paróquia”, disse.

É necessário sair do casulo, revela Joana D’Arc. “É importante também que nós saiamos do nosso casulo. A pastoral não se resume ao centro paroquial da nossa igreja, é preciso que nós saiamos em missão, representando a nossa igreja dentro dos diversos segmentos da comunidade”, disse.

“Em nossa Paróquia atuamos com formação para noivos, preparação para casamento comunitário, acompanhamento de namorados; visitas às famílias; idosos; doentes, levando a Palavra de Deus”, concluiu.