Igreja prepara mais de 150 jovens para o sacramento do Crisma

olio-crisma.jpg

Na Igreja do Rosário 157 jovens preparam-se para receber o Crisma, o Sacramento que confirma o batismo. Outros cerca de 40 jovens animadores estão com a missão de, por um período de um ano e meio, fazer com que os crismandos alcancem o Crisma ou a Confirmação.  Frei Jean, o pároco da Igreja do Rosário, conduz a espiritualidade de todo o trabalho.

Essa missão evangelizadora cabe à Pastoral do Crisma sob a coordenação de Fabrício Pereira. “A preparação teve início em março de 2015 e será concluída em junho próximo. Logo após, a gente tem uma nova etapa de preparação dos catequistas e por volta de novembro ou dezembro desse ano a gente inicia novas inscrições para o Crisma de 2017”, revela Fabrício.

“A gente forma os crismandos na fé, para eles terem consciência naquilo que creem, então a gente dá toda uma formação sobre a fé cristã, sobre o credo, sobre aquilo que a gente vive no dia-a-dia”, ressalta Fabrício que desde 2003 vive na Igreja do Rosário. “Todo mundo é voluntário, se dedica, essa doação é necessária dentro de cada um e graças a Deus a gente conseguiu reunir 40 jovens na preparação dos crismandos”, declarou.

Podem fazer o Crisma jovens com idade entre 14 e 27 anos que são preparados em turmas por faixas de idade. Jociene Lins é animadora da Pastoral do Crisma há mais de 10  anos e revela com entusiasmo o papel dos animadores que preparam os crismandos “O grande papel do animador é fazer com que o jovem tenha a experiência com Deus, com o Cristo ressuscitado. Todo sábado temos uma reunião diferente, trabalhando temas diversos, espiritualidade, dinâmicas, abordagens diferentes”, revela.

O papel dos pais na evangelização – Jociene lembra que a preparação dos crismandos envolve a família, os pais participam de reuniões “o trabalho com os pais é talvez o mais importante porque vai contribuir muito, então visitar primeiro as famílias, a realidade dos crismandos, conhecendo a família a gente vai saber abordar melhor os temas em sala”, disse. Voluntária na pastoral da Crisma desde 2002, logo após receber o sacramento da Crisma, Jociene afirma que nesses anos ganhou muita espiritualidade, “Conhecer o Cristo, realmente sentir Ele na nossa vida é bem importante e acredito que cada sábado a gente aprende, inclusive com os crismandos”, avalia.

Gabriela Rodrigues, 15 anos, está na formação para o Crisma e revela que não tem palavras para definir o bem que a Igreja está fazendo na sua vida e no seio de sua família. “O Crisma mudou todo mundo lá em casa, com eu e minha irmã fazendo. Sinto muita paz quando estou na preparação do Crisma, é muito bom”, disse emocionada.

PASCOM – Pastoral da Comunicação

One thought on “Igreja prepara mais de 150 jovens para o sacramento do Crisma”

1. Neveah disse:

Stands back from the keyboard in amtanmeez! Thanks!