Igreja celebra Sacramento da Crisma no domingo 5 de junho com 178 crismandos

crismandos.jpg

No domingo 5 de junho a Igreja do Rosário vai celebrar, a partir das 7 horas da manhã, o Sacramento da Crisma para 178 pessoas. O coordenador da Pastoral da Crisma, Fabrício Rodrigues, destacou que a celebração será conduzida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto e pelo pároco Frei Jean. Este ano são 137 jovens e outras 41 pessoas da Catequese com adultos, totalizando os 178 crismandos que receberão o Sacramento.

A formação durou um ano e dois meses. “Nesse período os crismandos estudaram a fé católica, principalmente sobre o Credo. A gente explica desde a criação, Jesus, sua vida, missão, morte e ressurreição, Nossa Senhora. São jovens do bairro de Jaguaribe e de outros bairros de João Pessoa”, explica Fabrício Rodrigues. Na tarde deste domingo (22/5) ocorreu o ensaio da celebração do dia 5 de junho.

animadores do crisma

A jovem Larissa Potter é animadora da Pastoral da Crisma e relata sua alegria na missão evangelizadora: “É um chamado muito forte de Deus a demonstrar o nosso amor, faz com que a gente amadureça, faz com que a gente cresça e passe para outros jovens o que a gente sente, o que Deus fez em nós, mostrando a misericórdia, o amor”, declarou.

Larissa revela ainda que nesses meses de convivência na formação da Crisma surgem vínculos de amizade e isso ajuda aos animadores e crismandos a partilhar, a caminhar juntos. No decorrer da formação os animadores também visitam as famílias dos crismandos. Larissa se crismou em 2012, nesse mesmo ano entrou na pastoral, animou nos circulos 2013/2014 e agora na formação 2015/2016.

A Crisma ou Confirmação

A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo e propague e defenda a fé. A Crisma é para nós o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12).

Nós recebemos o Espírito Santo no Batismo, mas a plenitude dos seus dons recebemos na Crisma. Aí é que estes dons se manifestam com toda a força. É como a flor que desabrocha e exala seu perfume. A matéria da confirmação é a unção do Crisma na testa, junto com a imposição das mãos.

A forma é: “recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. O ministro da Crisma é normalmente o Bispo, mas em casos extraordinários ele pode delegar algum padre para crismar.

O sujeito é todo batizado que ainda não tenha sido crismado, pois o Sacramento da Crisma, por imprimir caráter, é irrepetível.

São três os efeitos deste Sacramento:
• o aumento da graça santificante;
• a graça sacramental específica, cujo efeito próprio são os 7 dons;
• o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que identifica o soldado de Cristo no combate contra o mal.

Para que o Confirmando com uso da razão possa receber licitamente este sacramento, deve estar adequadamente instruído e em estado de graça e deve ser capaz de renovar as promessas do batismo.