Paróquia celebra a Trezena de Santo Antônio

trezena.jpg

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário celebra há 30 anos a Trezena Santo Antônio. De 1º a 13 de junho a comunidade vivencia a fé e a caridade. Neste ano de 2016 o tema é “Cheia de Graça é a Misericórdia de Deus!” (sermão de Santo Antônio na Quaresma).

A Trezena de Santo Antônio começou às 17 horas deste 1º de junho com missa solene na Igreja do Rosário com o celebrante e pregador Frei Jean Souza, ofm. Em seguida, procissão com o estandarte de Santo Antônio até o Salão Santo Antônio.  A liturgia está a cargo da Pastoral da Liturgia e Pia União de Santo Antônio.

altar

Na homilia o Frei Jean Souza, ao lado de Frei Vito, declarou que Santo Antonio nos ensina a sermos fiéis escutadores da palavra de Deus. “Antonio tinha um amor singular pela palavra de Deus. Não foi à toa que a Igreja o reconheceu como Doutor na palavra de Deus. Ele nos ensina que o verdadeiro cristão é aquele que se coloca na atitude e na disposição de, escutando a palavra de Deus, ter a coragem de viver conforme essa palavra. Porque a palavra verdadeiramente escutada é a palavra vivida”.

frei

Frei Jean Souza refletiu ainda que “essa Trezena quer ser sobretudo este encontro com a palavra que Antônio descobriu e que por isso mesmo tornou-se fiel, discípulo e missionário da pessoa de Jesus Cristo, a grande palavra”. Declarou ainda que a Trezena deve ser marcada profundamente pela espiritualidade. “Não nos importa o lucrativo da Trezena no sentido material. O que vai importar é se as pessoas vão sair mais evangelizadas. Se elas irão sair mais franciscanas, mais antonianas. Em primeiro lugar está a evangelização”, disse o Frei Jean Souza.

fieis

A presidente do Grupo Pia União União de Santo Antônio, Valquíria de Sousa Pedroza Camilo, ressalta a tradição da Trezena de mais de 30 anos na Igreja do Rosário com evangelização e caridade. A Pastoral Pia União existe no mundo todo.

A programa segue todas as noites a partir das 19h30 no Salão Santo Antônio. Cada noite com um tema específico.

santo antonio

No dia 13 de junho acontece a solenidade de Santo Antônio com procissão às 16h30 seguida de missa às 17 horas. O celebrante será Frei Jean Souza e concelebra a comunidade franciscana. O grupo de canto será o Beatriz Torres.  Nas treze noites os Ministérios de Música animarão a Trezena. Frei Hermano também celebrará missas.

panorâmica

No dia 13, após a missa, haverá Festa Social no Salão de Santo Antônio. No Momento Social da Trezena haverá quermesse com barracas típicas, artigos religiosos, pescaria, música ao vivo, sorteios e rifa.

Santo Antônio foi um padre franciscano e é padroeiro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, junto com São Francisco e Santa Clara.