Dom Aldo e Frei Jean celebram a Crisma de 178 jovens e adultos

geral.jpg

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizou na manhã deste domingo 5 de junho de 2016, a Celebração da Crisma de 178 jovens e adultos. A missa foi presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto e concelebrada pelo pároco Frei Jean Souza. A igreja ficou lotada por paroquianos e familiares dos crismandos.

O  Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto, ao fazer uma reflexão sobre o momento em que a igreja celebra o Crisma, enfatizou que  sempre celebramos o compromisso com a  fé voltada para as obras, os gestos e  para as práticas. “A fé nos impulsiona pelo dom do Espírito Santo que recebemos para servir ao próximo”.

dom aldo entrevista

Para Dom Aldo, não teria sentido nenhum, sermos crismados numa cerimônia tão bonita, tocante, sem depois a consequência que é o resultado voltado para as pastorais, e outros serviços voluntários com a catequese e de promoção da vida humana quando lhe é negada, destruída.

“Há muitas formas de colocarmos em dia esses dons, sempre perdoando e restaurando, acolhendo e servindo com alegria. É assim que vemos esse momento”, concluiu.

comunhão

O pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Frei Jean Souza, assim avalia a confirmação dos jovens pelo Sacramento do Crisma: “É uma alegria, porque como diz o Papa Francisco a juventude é a janela que se abre para o futuro da Igreja, então estamos felizes por essa experiência realizada na vida deles e hoje pela graça do Crisma eles são confirmados na fé, confirmados no seguimento e no discipulado da pessoa de Jesus”.

Frei Jean agradeceu a contribuição dos catequistas, dos animadores da Crisma que durante todo o ano não mediram esforços contribuindo com a evangelização dos jovens. “Agradecer ao coração disponível da juventude que perseverou. Nós sabemos que muitos iniciam o processo de formação, graças a Deus a gente conseguiu que um bom número de jovens guiados por seus animadores e pela luz do Espírito  Santo pudessem chegar a esse momento”.

Um grupo de adultos, que vivenciaram a experiência do catecumenato também receberam o seu sacramento. “Esse  grupo de adultos passou o ano no catecumenato, alguns deles receberam a graça do batismo na vigília pascal, fizeram sua primeira eucaristia e estão completando hoje o sacramento do Crisma”, destacou Frei Jean.

altar

Por fim, Frei Jean lembrou aos agora crismados que “A Crisma não é o sacramento do adeus, a Crisma é o sacramento da permanência. Se de fato vocês se apaixonaram pela pessoa de Jesus e essa igreja, hão de ficar, de contribuir com a igreja e  nossa  paróquia vai estar sempre com o coração aberto para acolher a juventude, na sua diferença, na sua pluralidade, no seu jeito de ser jovem, sejam muito bem vindos porque a casa de Deus é a casa de nós todos”, pontuou.

crismandos

O coordenador da Pastoral da Crisma, Fabrício Rodrigues Agradeceu o empenho de todos e o apoio dos catequistas e “a perseverança dos próprios crismados pois, se não fosse eles estarem conosco o ano todo, nada disse seria possível por isso só tenho a agradecer por esse momento”.

Já um dos animadores da Crisma, Tales André, ressaltou “Eu sempre falo para os crismados que “o inesquecível a gente nunca esquece. A Crisma é o começo de uma linda caminhada e que eles façam o momento vivido, valer apena”, concluiu.

vandara

A jovem Vandara Marques, crismada neste domingo, declara que a formação em um ano foi de expectativa elevada. “Nós estamos partindo de um princípio, de um  nível para outro. É um real encontro com Deus onde nós devemos dar o nosso melhor e colocar em prática tudo aquilo que estudamos. Hoje, com os sete dons do Espírito Santo, somos mais fortalecidos na fé”. Disse.

óleo

O crismado Diogo da Silva Rodrigues, 15 anos,  define da seguinte maneira o sacramento da Crisma em sua vida. “É questão de renovação, de confirmação de fé porque para que você seja um verdadeiro católico você precisa chegar ao sacramento da Crisma”.

Adoremos

Ministério de Música “Adoremos”

Os crismandos, que agora são crismados, participaram da missa em vários momentos: leituras, preces, ofertório, comunhão. Um dos momentos marcantes da celebração foi a procissão dos sete dons do Espírito Santo. Sete crismados conduziram simbolicamente a Sabedoria, a Inteligência, a Ciência, o Conselho, a Fortaleza, a Piedade, e o Temor de Deus.

3 thoughts on “Dom Aldo e Frei Jean celebram a Crisma de 178 jovens e adultos”

1. Joana disse:

Foi um dia feliz.. ⛪⛪⛪⛪ A Igreja em festa.

2. Cristiane disse:

quando será a proxima turma de crisma para adultos?

1. Cayden disse:

Play infomrative for me, Mr. internet writer.