Agosto, mês das vocações

igreja.jpg

Agosto, mês das vocações.

A Igreja celebra em agosto o mês das vocações. Mas, o que é vocação? Vocação é um termo derivado do latim “vocare” que significa “chamar”.
A vocação é uma iniciativa de Deus. Todo homem é chamado a viver a sua, identificar o seu chamado. Entender que um vocacionado é alguém escolhido por Deus(João 15,16), que carrega um carisma, uma graça particular, que traz em si algo específico. E para tanto Deus capacita. (Jeremias 1,8-9)
Para viver bem a vocação é muito importante que, no processo de reconhecer-se em sua humanidade e com os atributos que o Altíssimo lhe deu, vá também descobrindo o motivo pelo qual o Senhor o chamou, onde e no que Ele quer que você desenvolva os talentos. É preciso saber o fundamento da nossa vocação.
Aqui falamos da vocação a qual Deus nos chamou: O Matrimônio.
Talvez não estejamos ainda preparados para saber tudo o que virá, mas com certeza, Deus tem o melhor para nós. O Senhor é o maior interessado emfazer cumprir a vocação em nós. Quando dissemos sim diante do Altar do Senhor assumimos esse chamado e nos colocamos sob a graça de Deus.
Enquanto vocacionados ao Matrimônio, identificamos nosso carisma, o chamado e tudo que comporta a missão.De forma livre e consciente, dissemos sim, pois entendemos que a família é importante para o ser humano e conhecemos a responsabilidade, importância e grandeza de se formar um lar.
Não é nada fácil, os desafios são muitos. Mas, na certeza de que Deus cuida de nós, buscamos todos os dias viver esse chamado, conscientes de sua dimensão missionária.
E você, já descobriu a sua vocação? Seja qual for o seu chamado não tenha medo. O importante é corresponder e acreditar que Deus proverá.

Deus abençoe!
André José e Joana D’Arc