Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação é realizado na Capital

dom-delson-e-pascons.jpg

Representantes de pastorais, num total de 120, participaram neste sábado (18), do I Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação – PASCOM, que aconteceu na Igreja São Pedro e São Paulo, no conjunto Brisamar e contou com a presença do Arcebispo da Paraíba, Dom Delson, na sua abertura. Ao falar da importância das Pastorais o religioso destacou que as pastorais, com função de criar, unir, tem papel importante mas faltava uma integração maior a nível de Diocese.

arcebispo

“Precisamos fazer da comunicação um instrumento de pastoral mas, para isso, é necessário articular todas para dar uma visão de conjunto, ou seja, de união entre as pastorais e, com isso, criar a unidade entre as igrejas”, ressaltou o arcebispo.

O arcebispo ao falar da espiritualidade, disse que é a partir dela que tudo acontece e enfatizou a Teologia da Comunicação para demostrar como a fé lida com a comunicação, citando como exemplo, a santíssima trindade: Pai, Filho e o Espírito Santo. “Comunicação que dispersa, gera conflitos e divergências, não é pastoral, pois a mesma tem a função de unir. A cada encontro que realizamos estamos sendo modificamos e o outro está tambem sendo modificado, pois, o conteúdo primeiro deve ser a mensagem de Jesus”, enfatiza.

jornalista Clelia
(Clelia representou nossa Pascom).

todos

Pela manhã, a Coordenadora da Comissão Pastoral para a Comunicação da CNBB (Regional Nordeste), Márcia Marques enfatizou em sua palestra, a importância, competência e atuação das Pascom, cuja missão é levar as boas novas por meio da comunicação. “Não há como pensar em igreja sem a comunicação, por ser ela importante, urgente e necessária”, ressaltou.

A tarde, houve a formação de grupos para responder a um pequeno questionário com indagações sobre quantas igrejas possuem na sua região, Pastoral da Comunicação? Como você idealiza, de agora em diante, a Pascom na sua região ou forania? o que mudou e o que vai fazer com que você projete a Pastoral da Comunicação em sua paróquia. Ao final, cada uma das equipes indicou dois nomes para representar sua região.

plateia

No caso da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário que pertence a forania Centro – foram indicados dois representantes cujos nomes são: Wlademi, da paróquia do 13 de Maio e Zaid da Paróquia Mãe dos Homens. A ideia é contribuir com a formação de um Conselho Editorial para o ano de 2018.

dom delson - Copia

Estiveram presentes no encontro os padres Moisés Coelho, coordenador da Pascom Arquidiocesana e o Padre Samuel que é o vice coordenador.

Fotos: Assessoria da Pascom da Arquidiocese