Igreja celebra missa pelo centenário de Dom José Maria Pires

pires.jpg

Dom José Maria Pires, que foi o quarto Arcebispo da Paraíba, se estivesse vivo, completaria 100 anos de idade neste dia 15 de março de 2018. Para marcar a data, nesse dia, às 17h, uma Missa vai ser celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

Antes, às 16h, será aberta exposição no Centro Cultural de São Francisco.

posse-Dom-José-em-1966-810x540-810x540

A nossa Igreja do Rosário foi escolhida para a posse do Arcebispo Dom José Maria Pires. Em 1966 ele tomou posse como o 4º Arcebispo da Paraíba, proveniente da sé episcopal de Araçuaí-MG. Seu pastoreio na Arquidiocese foi fecundo sob vários aspectos, particularmente do ponto de vista da assistência social e da luta pelos direitos dos mais necessitados. Nossa Paróquia acolheu caravanas de todas as regiões do Estado.

dom jose

Dom José Maria Pires tinha como lema “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Tomou posse como Arcebispo da Paraíba em 27/03/1966 e renunciou em 29/11/1995.

Durante o governo de Dom José Maria Pires celebrou-se o centenário da criação e instalação da Diocese da Paraíba (1894-1994). Sua renúncia foi acolhida, conforme as normas canônicas no dia 29 de novembro de 1995. Dom José foi sucedido por Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

100 anos de Dom José site(1)

O Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires faleceu na noite do domingo, dia 27 de agosto de 2017. Dom José estava internado num hospital em Belo Horizonte, e morreu vítima de complicações de uma pneumonia.

Pascom com pesquisa do Seminarista Thiago Fragoso e Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba