CNBB: Comissões para Comunicação, Juventude e Ministérios Ordenados apresentaram projetos

BISPOS.png

Na tarde desta terça-feira, 22 de maio, durante a reunião do Consep, três comissões episcopais apresentaram alguns projetos sobre os quais pediram atenção especial dos bispos reunidos em Brasília: Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, a ser realizado em Aparecida, de 19 a 22 de julho; Pesquisa Nacional sobre a Vida Sacerdotal que ainda precisa da resposta de 48 dioceses e quatro grandes encontros nacionais de juventude para o mês de julho.

Mês das juventudes

Entre os destaques apresentados por dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude, estão quatro grandes encontros nacionais que serão realizados no próximo mês de julho: 9º Congresso da PJMP em Goiânia (GO), de 06 a 08; III Encontro Nacional de Movimentos e Novas Comunidades, no Rio de Janeiro (RJ) de 11 a 15; Encontro Nacional de Líderes de Grupos Paroquiais e Adolescentes, em São Paul (SP) de 20 a 22; XXIII Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações que trabalham com Jovens, em São Paulo (SP) também de 20 a 22.

O 5º Congresso Nacional da PJMP tem como tema: “Águas e Profecias: Luzes do Meio Popular Gerando Vidas” e cujo lema é “Juventude e seu Protagonismo, Resistência e Liberdade” e os participantes se propõem a “produzir propostas de ação para continuar trabalhando nas bases, realizar a produção ou indicação de materiais e estratégias que contribuam na ‘plantação de novas sementes’, na formação de novos quadros, além de fortalecer e (re)encantar aquelas pessoas que já têm uma boa experiência na caminhada. Será um espaço onde construiremos nossa maloca, nosso gostoso aconchego, rever as grandes amizades que surgiram na pastoral, risos, choros e muita mística e espiritualidade cristãs“.

O III Encontro Nacional de Movimentos e Novas Comunidades terá como tema: “Chamados e enviados para serem profetas das nações” e considera seu público Alvo de 10 a 15 líderes jovens por Movimentos e Novas Comunidades, entre 18 a 29 anos, além de 1 assessor adulto de cada expressão. A Comissão para a Juventude afirma sobre esse encontro: “dentre tantos motivos que temos para a realização deste momento especial, queremos tornar ainda mais visível a força da evangelização dos Movimentos e Novas Comunidades que há anos desenvolvem um trabalho importante na evangelização da juventude no Brasil, além do fortalecimento da unidade das expressões que nos faz ser cada vez mais Igreja“.

Os dois encontros que se realizarão na mesma data, em São Paulo, mas contando com programações diferentes, o Encontro Nacional de Líderes de Grupos Paroquiais e Adolescentes e o XXIII Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações que trabalham com Jovens, o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Vilsom Basso, escreveu uma carta convite, explicando o porque destes eventos e falando sobre a estrutura de cada um detalhadamente. “Pedimos, então, que repassem para as suas lideranças juvenis essa carta, afim de que desde já se organizem para esse momento de unidade!”.

Perguntas sobre Vida Sacerdotal

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, lembrou aos colegas do Consep que 228 dioceses já responderam as perguntas enviadas pela comissão sobre a vida sacerdotal, mas aguardam as respostas de outras 48 para fecharem os resultados da pesquisa.

A missão da Comissão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da Pastoral Vocacional (PV) e do Serviço de Animação Vocacional (SAV), bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

No momento em que tomou a palavra em plenário, o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, arcebispo de Dimantina (MG), falou de vários projetos, mas realçou a realizou a realização do 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, Pascom, que será realizado de 19 a 23 de julho, em Aparecida (SP).

Com o tema “Comunicação e Igreja”, o evento terá quatro conferências e cinco seminários promovendo a integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e os leigos agentes da Pascom de todo o Brasil. Na programação acontecem também painéis, lançamentos de livros, noite cultural, celebrações eucarísticas e a cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top